PARCEIROS CIENTÍFICOS
Paula Dias. (paula.dias@cefe.cnrs.fr) Investigadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França). Doutorada em Biologia Evolutiva pela Universidade de Montpellier (PhD sobre Biologia e Genética de Populações de Chapim Azul (Cyanistes caeruleus) em mosaicos de habitats mediterrânicos), realizou trabalhos científicos e de conservação em habitats florestais, habitats marinhos e zonas ribeirinhas, em vários países europeus. Estudos de aves em caixas-ninho (ex Blondel, Dias et al. Selection-based biodiversity at a small spatial scale in a low-dispersing insular bird. Science 285:1399-1402). Dedica-se atualmente à educação ambiental, à valorização da biodiversidade e ao Diálogo Ciência-Sociedade (Coordenação Regional Languedoc-Roussillon da Fête de la Science).
Maria Teresa Rebelo. Professora Auxiliar com nomeação definitiva do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e membro integrado do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Possui Doutoramento em Biologia (2003, Universidade de Lisboa), Mestrado em Protecção Integrada (1994, Instituto Superior de Agronomia), Licenciaturas em Biologia (1986, FCUL) e Acupunctura e Fitoterapia Chinesas (2007, Universidade de Medicina Chinesa Dr Pedro Choy). Publicou 60 artigos em revistas indexadas, um livro, nove capítulos de livros e participou em 15 projectos de investigação. Orientou mais de 110 alunos de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, além de estágios ERASMUS, de licenciatura e bolseiros do programa brasileiro CNPq. Tem como principais áreas de investigação Gestão Integrada de Pragas e Entomologia Forense.
Ana Mota Cerveira. Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro, Grupo de Investigação: Biologia da Adaptação e Processos Ecológicos (ABEP), Doutoramento em Zoologia. Universidade de Canterbury. Christchurch, Nova Zelândia, investigadora assistente do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).
Ana Gomes. Licenciatura em Biologia e Geologia em 2008 na Universidade do Algarve, tese de doutoramento na Universidade do Algarve, bolseira de pós-doutoramento tanto no CIMA como no ICArEHB e atualmente investigadora do ICArEHB. Dedica-se principalmente ao estudo das alterações paleoambientais em Moçambique e os seus impactos na evolução e comportamento humano. Convidada para visitar outras universidades europeias (por exemplo, Reino Unido, Polónia e Austrália). Envolvida em vários projetos com abordagens multiproxy e interdisciplinares, onde teve a oportunidade de estabelecer várias colaborações internacionais. Experiência em atividades de ensino e divulgação e gestão da ciência. Principais interesses de pesquisa são: (i) Espécies de diatomáceas e sua ecologia; (ii) reconstruções paleoambientais; e (iii) Geoarqueologia.
Ana Cristina Figueiredo. Professora Associada com Agregação do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Investigadora do Laboratório Associado Centro de Estudos do Ambiente e do Mar Lisboa (CESAM Lisboa). A actividade científica tem-se centrado nas áreas da Biotecnologia Vegetal, Fitoquímica, Biologia Celular e Biologia da Secreção Vegetal.
Cláudia Sofia dos Santos Tavares. Bolseira de investigação no Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e membro no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM Lisboa). Possui Doutoramento em Biologia, especialização em Biotecnologia (2021, FCUL), Mestrado (2013, FCUL) e Licenciatura (2011, FCUL) em Química Tecnológica. Tem participado em diversas atividades de apoio formativo e científico, nomeadamente como monitora nas Jornadas Teórico-Práticas sobre Óleos essenciais e Voláteis, na FCUL, e co-orientadora de alunos do ensino secundário no âmbito do programa Ciência Viva, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Tem artigos publicados em revistas científicas internacionais e já realizou cerca de 10 comunicações (orais e em forma de poster). As suas principais áreas de trabalho e interesse são a biotecnologia, fitoquímica, (bio)economia circular e ensino.
Maria Manuel Torres. Professora auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares. As principais áreas de investigação são em Álgebra e Combinatória.
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. É a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas em Portugal. Foi criado em maio de 1986 com o objetivo de explorar as oportunidades únicas trazidas pela adesão de Portugal ao CERN, o laboratório europeu de física de partículas. O LIP elevou a física experimental de partículas em Portugal a um nível de referência internacional e continuará a liderar este desafio.
Guiomar Gaspar de Andrade Evans. Professora auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. As principais áreas de investigação são: projeto de circuitos analógicos integrados CMOS; implementação e teste de algoritmos em circuitos reconfiguráveis: sistemas de distribuição de alta tensão para detetores.
João Canas. Mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico com especialização na área de Aviónica. Trabalha atualmente na Spin.Works , desempenhando funções de gestão de projeto e integração e teste de sistemas aeroespaciais. Presta ainda consultoria junto dos alunos do AeroTéc - Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico.
Helena Trindade- Professora Auxiliar do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c & Change). É doutorada em Biologia (Biotecnologia Vegetal). Tem desenvolvido investigação em diversas áreas, passando pela biotecnologia vegetal (cultura de tecidos vegetais e micropropagação) e área molecular (uso de marcadores moleculares para estudos de diversidade, identificação de genes e estudos de expressão genética). Mais recentemente, tem estudado as plantas invasoras, incluindo as associações planta-micro-organismos.
Joana Guedes de Jesus. (jgjesus@fc.ul.pt) Estudante de Doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c & Change). Fez o seu mestrado em Microbiologia Aplicada, interessando-se pelas relações simbióticas entre as plantas e os microrganismos (fungos e bactérias). A sua investigação centra-se nas acácias, uma conhecida planta invasora, e no papel destas interações com microorganismos do solo na ecologia, adaptação e sucesso destas plantas. Paralelamente, tem um gosto enorme por se envolver em atividades de divulgação científica e comunicação de ciência.