top of page
Supervisão científica: Professora Ana Cristina Figueiredo
EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
17 de Janeiro de 2022
Os alunos do Clube deslocaram-se à FCUL para a realização da atividade "Extração de óleos essenciais" num laboratório do Departamento de Biologia Vegetal.
Podem utilizar-se diferentes métodos de extração para isolar óleos essenciais de plantas aromáticas.
Assim, nesta atividade, a Professora Doutora Ana Cristina Figueiredo explicou e demonstrou várias técnicas de extração de óleos essenciais e explicou como se podem identificar os compostos que compõem esses óleos. Vimos a hidrodestilação com o auxílio do destilador de Clevenger, a extração pela utilização de solventes orgânicos, a Enfleurage (Enfloração), entre outros.
Hidrodestilação com utilização de destilador de Clevenger
Figura 1
Figura 2
Figura 4
Figura 5
Figura 3
Hidrolato
Óleo essencial
Erlenmeyer (balão)
Planta (folhas de eucalipto)
Água de decocção
FIGURA 1 a 5 - Processo de extração de óleo essencial por hidrodestilação com utilização de destilador de Clevenger, indicado para a obtenção do óleo essencial, à escala laboratorial.
Podemos ver, na figura 5, com nitidez o hidrolato, o óleo essencial e a escala volumétrica que nos permite registar a quantidade de óleo produzido por quantidade de planta utilizada na destilação, e assim determinar o rendimento da extração. Assim, como se pode ver na figura 4, obtivemos 1ml de óleo essencial por 100 gr de planta, em meia hora de destilação, o que dá um rendimento de 1%.
Enfleurage (Enfloração)
Figura 6
Figura 7
FIGURA 6 e 7 - Processo de extração de óleo essencial por enfleurage
Este método consiste na deposição das pétalas à temperatura ambiente sobre uma camada de gordura (pode ser, por exemplo, banha ou óleo de amêndoas doces) durante certo período de tempo. As pétalas esgotadas são substituídas por novas até à saturação total. Depois a gordura é misturada com álcool, que é destilado a baixas temperaturas para se obter um óleo volátil, que possui alto valor comercial. O método de enfleurage baseia-se na grande capacidade da gordura absorver os constituintes voláteis emitidos pelas flores. Considera-se este processo bastante lento, complexo e caro.
A extração pela utilização de solventes orgânicos
Figura 8
FIGURA 8 - Processo de extração em etanol a 70%
A extração em azeite
Figura 9
FIGURA 9 - Processo de extração em azeite
Destilação em vidro com tampa de condensação
Figura 10
Figura 11
Figura 12
Figura 13
FIGURA 10, 11, 12 e 13 - Processo de extração em destilador de vidro, Ocorre condensação na tampa de vidro que escorre para um recipiente colocado no centro do frasco de vidro em cima de um suporte metálico.
Processo de recolha de aromas em exsicador
Figura 14
FIGURA 14 - recolha de aromas em exsicador
Identificação dos compostos que fazem parte dos óleos essenciais
Figura 15
Figura 16
Figura 17
Figura 18
FIGURA 15, 16 - Cromatógrafo a gás - cromatografia gasosa. Pode ver-se a coluna capilar.
FIGURA 17 - Cromatograma (Registo dos compostos presentes no óleo essencial)
FIGURA e 18 - Análise dos componentes de um óleo essencial através da utilização de um Cromatógrafo a gás acoplado a um espetrómetro de massa essencial para a identificação e quantificação dos seus constituintes.
A qualidade de um óleo essencial pode ser avaliada pelo rendimento e pela composição. Estes dados podem ser comparados com valores de referência existentes e com as normas nacionais e internacionais.
É, por isso, muito importante proceder à sua análise para se identificar e quantificar os seus constituintes.
Estas análises são feitas com recurso a equipamentos sofisticados e a uma metodologia que se designa de cromatografia gasosa acoplada a espetrometria de massa.
bottom of page